Denise Marçal • November 27, 2025

Feira das Profissões Unifor e o poder da comunicação integrada

Entenda como uma estratégia de múltiplos meios de comunicação traz resultados para eventos de médio e grande porte.


“Conectar o ensino médio à universidade por meio de experiências reais”. Com este mote, a Universidade de Fortaleza conseguiu atrair cerca de 13 mil estudantes para a Feira das Profissões Unifor, durante os dias 15 e 16 de maio de 2025. Mas como um evento universitário mobilizou milhares de jovens a transformar uma visita ao campus em uma verdadeira imersão profissional? 


A resposta está em um planejamento de comunicação integrado, pensado para gerar impacto, transformando informação em experiência e presença real. “A estratégia foi construída com base na integração de diferentes canais para garantir alcance e engajamento”, destaca Rayana Gadelha, coordenadora de Projetos do SVM. “Partimos da essência dos projetos especiais do SVM: uma abordagem 360°, que combina mídia tradicional — TV e rádio — com presença digital, reforçando a mensagem com ação promocional estrategicamente pensada para ambientes onde o público-alvo está mais presente”, completa. 


O desafio era claro: tornar a decisão de carreira menos abstrata e mais vivencial, ampliando a “imersão” na programação de palestras, workshops, oficinas, visitas guiadas pelas instalações da universidade. A ideia era proporcionar o máximo de experiências aos futuros graduandos. Esta mensagem foi o alvo da campanha.


“Demos preferência por uma linguagem que remetesse a ideias como ‘imersão’, ‘descoberta’ e ‘mão na massa’, levando o estudante a experimentar um dia de universitário no campus, oferecendo uma programação vivencial com palestras, oficinas, visitas guiadas, exposições e shows”, explica Ana Quezado, diretora de Comunicação, Marketing e Comercial da Universidade de Fortaleza.


O time criativo do Sistema Verdes Mares desenvolveu um conceito alinhado ao público jovem e aos objetivos da Unifor, servindo como base para toda a narrativa e linguagem da campanha. “Cada etapa foi pensada para gerar identificação com o público jovem, despertar curiosidade sobre o futuro profissional e, principalmente, facilitar a tomada de decisão em um momento tão importante da vida”, salienta Pâmera Cavalcanti, Executiva de Vendas do SVM.


Estratégia multiplataforma


O SVM propôs uma estratégia multiplataforma, aproveitando todo o alcance dos veículos de comunicação do grupo para garantir máxima visibilidade e engajamento. A campanha incluiu conteúdos patrocinados no Diário do Nordeste, reels para Instagram, chamadas na Verdinha, FM 93, TV Verdes Mares e TV Diário, além de ações de Pit Stop e transmissões ao vivo para TV Diário e Verdinha. “A transmissão ao vivo diretamente do campus nos programas Jogada 1 e Jogada 2, no primeiro dia da feira, reforçou que ainda era possível se inscrever para o segundo dia do evento”, complementa Pâmera Cavalcanti, endossando a efetividade da ação.


Uma parte importante da estratégia de divulgação foi a participação da jornalista e influencer Taís Lopes, egressa do curso de Jornalismo da Unifor. Reconhecida no meio digital e com forte conexão com o público jovem, a presença da influencer contribuiu para ampliar o alcance da campanha. Ela gravou cinco vídeos contando suas experiências na faculdade e chamando o público a participar da Feira das Profissões Unifor, trazendo mais repercussão para o evento.


“Os cinco vídeos alcançaram cerca de 270 mil visualizações e tiveram o objetivo de mostrar como a Feira de Profissões era o melhor local para tirar dúvidas, conhecer os cursos com mais detalhes e mostrar parte das experiências que os universitários vivenciam no campus. Outro detalhe: a presença de Taís também facilitou a pauta espontânea e repercussão no próprio SVM, ampliando o alcance orgânico da campanha”, detalha Ana Quezado.

Resultados


A Feira das Profissões Unifor tornou-se um exemplo concreto de como estratégias bem posicionadas podem gerar resultados tangíveis. A campanha multicanal ampliou o alcance regional, com presença expressiva na TV, rádios e internet. Além de jovens do Ensino Médio, a estratégia integrada também alcançou adultos e o público 50+, que vem demonstrando crescente interesse em iniciar ou retomar a formação superior na Unifor.


“Além da visibilidade institucional e do fortalecimento da marca Unifor entre os estudantes do Ensino Médio, a Feira de Profissões gerou importantes indicadores de sucesso. Houve aumento significativo no engajamento digital durante o período do evento, com crescimento nas interações nas redes sociais e maior tráfego nos canais oficiais da universidade”, observa a diretora de Comunicação. 



“Outro ponto de destaque foi a ampliação do relacionamento com escolas e professores, fortalecendo parcerias estratégicas para futuras ações de captação. O volume de leads gerados também reflete o interesse e a atratividade das experiências ofertadas, demonstrando que a Feira cumpriu seu papel de despertar o desejo de pertencimento à Unifor”, analisa Ana Quezado. 


A gestora considera que embora o impacto direto não se reflita imediatamente nas matrículas do semestre 2025.2, já que a maioria dos participantes ainda está concluindo o Ensino Médio, espera-se que os resultados se manifestem de forma mais concreta no processo seletivo de 2026.1, com maior conversão de interesse em matrículas efetivas.


Mais do que um evento de sucesso, a Feira das Profissões Unifor se consolidou como um case de comunicação integrada. O diferencial esteve no nível de colaboração entre os times internos do SVM, que atuaram com agilidade, sinergia e foco em resultados. “Este projeto traduz, na prática, o que significa fazer comunicação integrada com impacto real. Conectando TV, rádio, internet e ações promocionais, reforçamos o papel crucial do SVM de parceiro estratégico das marcas, capaz de unir criatividade, relevância e resultado em uma experiência exclusiva”, arremata Rayana Gadelha

Por Denise Marçal 30 de outubro de 2025
Tornar conhecida uma marca nova, com um serviço novo, é o tipo de missão que o Sistema Verdes Mares abraça com muita facilidade. Confira o case Best Senior. Como fazer uma marca nova, que nasceu em outro estado, ser abraçada pelos cearenses? O plano de Saúde Best Senior chegou ao mercado local em 2024 com o desafio inicial de conquistar a praça Fortaleza. Um passo importante neste objetivo foi envolver o portfólio do Sistema Verdes Mares na estratégia de comunicação da marca. Com trajetória consolidada nos estados do Espírito Santo, Tocantins e Mato Grosso, o plano de saúde Best Senior iniciou as atividades no estado do Ceará, trazendo em seu DNA o diferencial de ser um serviço voltado especialmente para o público acima de 44 anos. Tornar conhecida uma marca nova, com um serviço novo, é o tipo de missão que o Sistema Verdes Mares abraça com muita facilidade. Como explica Cleirton Pessoa, executivo de vendas responsável pelo atendimento da marca, o argumento principal para conseguir fechar a parceria com a Best Senior foi a credibilidade e alcance do Sistema Verdes Mares, diante do desafio da empresa. “Apresentamos a nossa audiência e como a Best Senior iria impactar praticamente todo o estado do Ceará com nossa estratégia multimidia”, destaca. Os números reforçam o argumento de vendas. Somando todos os veículos, o SVM conta com 9,1 milhões de seguidores conectados¹ . Só o portal Diário do Nordeste acumula 5,6 milhões de usuários e 35,7 milhões de visualizações ². E foi no meio digital que o plano de saúde Best Senior iniciou a parceira com o SVM. Em junho de 2024, saiu o primeiro Conteúdo Patrocinado (CP) publicado no portal de notícias Diário do Nordeste. De acordo com Dakson Peixoto, CEO da Envol Comunicação, agência de publicidade do plano de saúde, a ideia de incluir o CP na estratégia de divulgação da marca tinha um objetivo claro: “associar a credibilidade do plano de saúde Best Senior ao portal de notícias que tem a maior credibilidade no Ceará”, destaca o publicitário. A escolha pelo formato de Conteúdo Patrocinado na estratégia de mídia foi pautada pelo caráter informativo do material. Diferente de uma publicidade tradicional, o CP se aproxima do padrão editorial do Diário do Nordeste, o que garante maior credibilidade à mensagem. “O portal de notícias fala com propriedade, porque conta com uma equipe de jornalismo que nos apoia, enquanto agência e cliente, na construção de um conteúdo menos publicitário. Isso consolida a imagem da marca e potencializa os resultados”, destaca Dakson Peixoto. Segundo ele, essa abordagem permite alcançar um público mais maduro, que valoriza fontes confiáveis de informação, característica reconhecida no Diário do Nordeste. O formato vai além do caráter promocional, trazendo relevância ao abordar temas ligados à saúde e qualidade de vida, alinhados às reais necessidades da audiência. “Dessa forma, fortalecemos a imagem da Best Senior junto ao Diário, gerando confiança e uma aceitação muito positiva”, completa.
Por Hamlet Oliveira 30 de setembro de 2025
No último dia 23 de setembro, o BS Design, em Fortaleza, foi palco de uma verdadeira imersão em inovação, dados e estratégias de alto impacto. O evento Digital Leaders , promovido pela RD Station em parceria com a Atratis e a Totvs, com apoio do SVM Insights , reuniu os nomes que estão ditando o ritmo do marketing digital no país — e revelou os caminhos para quem quer sair na frente. Com quatro palestras que foram verdadeiras aulas práticas, o evento entregou o que o mercado publicitário mais busca: estratégias que convertem, ferramentas que escalam e parcerias que diferenciam. Temas das palestras Felipe Martins (CEO da Atratis): Tecnologias e estratégias que transformam jornadas em negócios reais. Ana Luiza Franz (Consultora sênior na RD Station): Como extrair o máximo do RD Station CRM para acelerar vendas. Rafael Soller (Senior Manager na Wellhub): Parcerias estratégicas como motor de aquisição de clientes. Fernanda Rocha (CEO da Revenng Educação): Explicando o conceito de Revenue Operations para escalar receita com inteligência. Tecnologia como aliada da performance Entre os destaques da programação, o uso do RD Station foi utilizado como exemplo para mostrar como automações inteligentes, planejamento baseado em dados e acompanhamento em tempo real podem transformar campanhas em máquinas de conversão. “Ferramentas que geram insights precisos já são padrão no mercado — mas ainda há quem subutilize o poder dos dados”, provocou Felipe Martins . Networking que gera negócios Além do conteúdo de alto nível, o Digital Leaders promoveu dois momentos para networking, conectando empresas, gestores e especialistas em marketing. Acompanhe o SVM Insights para novos conteúdos sobre o mercado semanalmente!