Feira das Profissões Unifor e o poder da comunicação integrada
Entenda como uma estratégia de múltiplos meios de comunicação traz resultados para eventos de médio e grande porte.
“Conectar o ensino médio à universidade por meio de experiências reais”. Com este mote, a Universidade de Fortaleza conseguiu atrair cerca de 13 mil estudantes para a Feira das Profissões Unifor, durante os dias 15 e 16 de maio de 2025. Mas como um evento universitário mobilizou milhares de jovens a transformar uma visita ao campus em uma verdadeira imersão profissional?
A resposta está em um planejamento de comunicação integrado, pensado para gerar impacto, transformando informação em experiência e presença real. “A estratégia foi construída com base na integração de diferentes canais para garantir alcance e engajamento”, destaca Rayana Gadelha, coordenadora de Projetos do SVM. “Partimos da essência dos projetos especiais do SVM: uma abordagem 360°, que combina mídia tradicional — TV e rádio — com presença digital, reforçando a mensagem com ação promocional estrategicamente pensada para ambientes onde o público-alvo está mais presente”, completa.
O desafio era claro: tornar a decisão de carreira menos abstrata e mais vivencial, ampliando a “imersão” na programação de palestras, workshops, oficinas, visitas guiadas pelas instalações da universidade. A ideia era proporcionar o máximo de experiências aos futuros graduandos. Esta mensagem foi o alvo da campanha.
“Demos preferência por uma linguagem que remetesse a ideias como ‘imersão’, ‘descoberta’ e ‘mão na massa’, levando o estudante a experimentar um dia de universitário no campus, oferecendo uma programação vivencial com palestras, oficinas, visitas guiadas, exposições e shows”, explica Ana Quezado, diretora de Comunicação, Marketing e Comercial da Universidade de Fortaleza.
O time criativo do Sistema Verdes Mares desenvolveu um conceito alinhado ao público jovem e aos objetivos da Unifor, servindo como base para toda a narrativa e linguagem da campanha. “Cada etapa foi pensada para gerar identificação com o público jovem, despertar curiosidade sobre o futuro profissional e, principalmente, facilitar a tomada de decisão em um momento tão importante da vida”, salienta Pâmera Cavalcanti, Executiva de Vendas do SVM.
Estratégia multiplataforma
O SVM propôs uma estratégia multiplataforma, aproveitando todo o alcance dos veículos de comunicação do grupo para garantir máxima visibilidade e engajamento. A campanha incluiu conteúdos patrocinados no Diário do Nordeste, reels para Instagram, chamadas na Verdinha, FM 93, TV Verdes Mares e TV Diário, além de ações de Pit Stop e transmissões ao vivo para TV Diário e Verdinha. “A transmissão ao vivo diretamente do campus nos programas Jogada 1 e Jogada 2, no primeiro dia da feira, reforçou que ainda era possível se inscrever para o segundo dia do evento”, complementa Pâmera Cavalcanti, endossando a efetividade da ação.
Uma parte importante da estratégia de divulgação foi a participação da jornalista e influencer Taís Lopes, egressa do curso de Jornalismo da Unifor. Reconhecida no meio digital e com forte conexão com o público jovem, a presença da influencer contribuiu para ampliar o alcance da campanha. Ela gravou cinco vídeos contando suas experiências na faculdade e chamando o público a participar da Feira das Profissões Unifor, trazendo mais repercussão para o evento.
“Os cinco vídeos alcançaram cerca de 270 mil visualizações e tiveram o objetivo de mostrar como a Feira de Profissões era o melhor local para tirar dúvidas, conhecer os cursos com mais detalhes e mostrar parte das experiências que os universitários vivenciam no campus. Outro detalhe: a presença de Taís também facilitou a pauta espontânea e repercussão no próprio SVM, ampliando o alcance orgânico da campanha”, detalha Ana Quezado.
Resultados
A Feira das Profissões Unifor tornou-se um exemplo concreto de como estratégias bem posicionadas podem gerar resultados tangíveis. A campanha multicanal ampliou o alcance regional, com presença expressiva na TV, rádios e internet. Além de jovens do Ensino Médio, a estratégia integrada também alcançou adultos e o público 50+, que vem demonstrando crescente interesse em iniciar ou retomar a formação superior na Unifor.
“Além da visibilidade institucional e do fortalecimento da marca Unifor entre os estudantes do Ensino Médio, a Feira de Profissões gerou importantes indicadores de sucesso. Houve aumento significativo no engajamento digital durante o período do evento, com crescimento nas interações nas redes sociais e maior tráfego nos canais oficiais da universidade”, observa a diretora de Comunicação.
“Outro ponto de destaque foi a ampliação do relacionamento com escolas e professores, fortalecendo parcerias estratégicas para futuras ações de captação. O volume de leads gerados também reflete o interesse e a atratividade das experiências ofertadas, demonstrando que a Feira cumpriu seu papel de despertar o desejo de pertencimento à Unifor”, analisa Ana Quezado.
A gestora considera que embora o impacto direto não se reflita imediatamente nas matrículas do semestre 2025.2, já que a maioria dos participantes ainda está concluindo o Ensino Médio, espera-se que os resultados se manifestem de forma mais concreta no processo seletivo de 2026.1, com maior conversão de interesse em matrículas efetivas.
Mais do que um evento de sucesso, a Feira das Profissões Unifor se consolidou como um case de comunicação integrada. O diferencial esteve no nível de colaboração entre os times internos do SVM, que atuaram com agilidade, sinergia e foco em resultados. “Este projeto traduz, na prática, o que significa fazer comunicação integrada com impacto real. Conectando TV, rádio, internet e ações promocionais, reforçamos o papel crucial do SVM de parceiro estratégico das marcas, capaz de unir criatividade, relevância e resultado em uma experiência exclusiva”, arremata Rayana Gadelha



